sexta-feira, 29 de junho de 2012

O RUGIDO DO DRAGÃO


Por Yan Kaue Brasil


Após três álbuns surpreendentes e seis anos sem dar notícias sobre um possível novo disco, Fiona Apple lança o expressivo e longínquo The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do (2012), que, de acordo com a NME, “agrega uma sensibilidade confessional com uma borda dramática”. Fiona, que hoje tem 34 anos, amadureceu uma ideia que vem trazendo desde os anos 1990 em seus álbuns densos, cheios de forma e de uma criatividade específica e singular.

Fiona

O primeiro single do álbum, Every Single Night, é a faixa de abertura do disco, onde Fiona expressa os seus sentimentos mais profundos, com tons agudos e graves, numa dualidade de quem-eu-sou & quem-eu-tento-não-ser. A música oscila entre um canto doce, de ninar, e um rugido grave, que estremece a faixa. Além disso, Apple se deixa levar por uma batida não óbvia – que se percebe desde a primeira faixa –, o que dá riqueza à sua obra. Em Regreat, outra faixa dilacerante do álbum, Apple usa a sua voz com nunca antes. É, literalmente, um berro de arrependimento, onde Fiona pede por paz e solidão.


Em The idler Wheel... há corpo nu e uma veracidade em que Fiona finalmente alcançou. É como se a sua alma virasse do avesso, para um registro que reflete e guarda os seus desejos & tristezas mais profundos.




Fiona Apple – iTunes
Fiona Apple – Facebook
Fiona Apple – Official Website




Nenhum comentário:

Postar um comentário