domingo, 29 de abril de 2012

ANIMAÇÃO, PIPOCA E ORIENTE


Por Deloan Mattos Perini 

No último sábado (28/04), o Sines realizou uma sessão dupla de cinema com os premiados filmes A Viagem de Chihiro (2001) e O Castelo Animado(2004), ambos do diretor Hayao Miyazaki. O evento aconteceu no hall do 3º andar da UFFS e contou com a presença de alunos e professores da Universidade e das crianças da Obra Santa Marta, que, comendo pipoca, assistiram entusiasmadas à primeira sessão.

Chihiro (ao longe...)



A viagem de Chihiro narra a história de uma menina mimada que, no percurso até sua nova cidade, ingressa em mundo repleto de criaturas estranhas, situações inusitadas e muita aventura. Chihiro amadurece rápido ao se deparar com situações que desafiam seus medos e limitações, fazendo com que a menina abandone seus caprichos para salvar seu novo amigo, Haku, e seus pais - que foram enfeitiçados. Ao final do filme foi realizado um debate conduzido pelo professor Paulo Bittencourt, da UFFS, que ressaltou o caráter interpretativo da animação: “devemos observá-la apenas como uma obra de arte”. Segundo Bittencourt, isso pode ser um modo de não se exigir uma interpretação racional sobre os eventos ocorridos no filme. 

Paulo sobre Chihiro e cultura oriental


Na segunda sessão, O Castelo Animado, Miyazaki nos leva até um castelo mágico que viaja por lugares fictícios em que seus cidadãos convivem com magia, feiticeiros e bruxas. O longa, repleto de aventuras, acontece em um cenário de guerra onde se desenrolam várias tramas em paralelo: uma garota que envelhece devido a um feitiço, um feiticeiro habilidoso que luta sozinho contra o exército da rainha e um castelo que anda movido por um espírito do fogo. 

Uma característica comum desses filmes é a não existência de heróis e vilões claramente definidos, aspecto que normalmente marca os filmes de animação. O desafio de decifrar as intenções dos personagens é sempre interessante. Nas duas obras, Miyazaki convida o espectador a ingressar em histórias fascinantes através de animações espetaculares, que superam muitas produções japonesas e americanas da atualidade.

Plateia heterogênea ouvindo...





Nenhum comentário:

Postar um comentário